sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Dissecar uma Nevasca

Concebida na parceria entre artistas brasileiros e suecos, o espetáculo Dissecar Uma Nevasca, que estreou no Sesc Belenzinho em 15 de janeiro, é a primeira montagem da premiada autora Sara Stridsberg no Brasil. Inspirado na história da Rainha Cristina da Suécia (1626-1689), o texto de Stridsberg põe em cena uma Menina-Rei dividida entre o exercício do poder e o desejo de ser ela mesma. A protagonista tenta construir sua verdadeira vida no confronto com as forças mais poderosas, enquanto seu reino e seu universo são soterrados pela nevasca.
A encenação explora a riqueza de referências e influências que nascem do encontro entre culturas distintas. O elenco, formado por atores brasileiros, trabalha em parceria com uma equipe técnica sueca, em encontros alternados em São Paulo e Uppsala, ao longo de 2014. O resultado é uma busca constante pelo diálogo e por estabelecer laços entre mundos separados pela distância, o idioma, o clima e a cultura. O projeto é fruto do encontro entre a diretora Bim de Verdier (que também atua no papel da Rainha-Mãe, Maria Eleonora) e a atriz Nicole Cordery (que interpreta a Menina-Rei).
No cenário concebido por Birgitta Hallerström Wallin, que reproduz em cena uma nevasca explorando tecnologias de projeção de vídeo, a Menina-Rei confronta-se com as forças de seu reino, que tentam constantemente controlá-la: o Poder (André Guerreiro/ Daniel Costa), o Rei Morto (Renato Caldas), Daniel Ortega(Filósofo), Gabriel Miziara (Luve) e Rita Grillo (Belle). A trilha sonora original é composta por Leo Correia de Verdier, compositor sueco-brasileiro que vive em Estocolmo.




Dissecar uma Nevasca cumpre segunda temporada de 05 a 28 de novembro, de quinta a sábado, as 20h na Oficina Cultural Oswald de Andrade, depois de ter realizado apresentações na Suécia, no Stockholm Fringe Festival, e na Dinamarca, no Odin Teatret, durante o mês de outubro de 2015.




Nenhum comentário:

Postar um comentário